sexta-feira, 11 de março de 2011

Quaresma



Tempo da QuaresmaA Quaresma é o tempo litúrgico da conversão, que a Igreja Católica reserva para preparar os cristãos para a grande festa da Páscoa. É tempo de arrependimento dos pecados e de mudanças para que o projeto de vida de Jesus seja mais real entre os cristãos. A Quaresma dura 40 dias. Começa na Quarta-feira de Cinzas e vai até o Domingo de Ramos (neste ano, de 9/3 a 17/4). Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do Domingo, os cristãos fazem um esforço para recuperar o ritmo e o estilo de verdadeiros fiéis que devem viver como filhos de Deus.

Quarta-feira de Cinzas - Com a imposição das Cinzas, na missa da Quarta-feira de Cinzas (9/3) na Catedral de Santos, inicia-se uma caminhada espiritual, particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, quer dizer, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.
Este tempo do Ano litúrgico se caracteriza pela mensagem bíblica que pode ser resumida em uma palavra: “Convertei-vos”. Este imperativo é proposto aos fiéis mediante o rito da imposição das cinzas, o qual, com as palavras “Convertei-vos e crede no Evangelho” e com a expressão “Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás”, convida a todos a refletir sobre o dever da conversão, recordando a fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual.
Tempo e preparação para o mistério pascal. 
Na Quaresma, Cristo convida a mudar de vida. A Igreja convida a viver a Quaresma como um caminho para Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.

Jejum e abstinência – A prática da Quaresma data do século IV, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Na Igreja atual, “estão obrigados à lei da abstinência aqueles que tiverem completado 14 anos de idade; estão obrigados à lei do jejum todos os maiores de idade (quem completou 18 anos) até os 60 anos começados (Cân. 1252)”.
“No Brasil, toda sexta-feira do ano é dia de penitência, a não ser que coincida com solenidade do calendário litúrgico. Os fiéis nesse dia se abstenham de carne ou outro alimento, ou pratiquem alguma forma de penitência, principalmente obra de caridade ou exercício de piedade” (Cf. Diretório da Liturgia... 2010, p. 20,CNBB). 
40 dias – A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia.
Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito. (Fonte: acidigital.com/fiestas/quaresma)

Um comentário:

  1. descrição:Como vamos nos manter vivos se não mantivermos a natureza viva

    Será que não percebemos q para nos mantermos vivos devemos preservar o meio ambiente?

    Estamos todos interligados.


    Devemos aprender a dividir o nosso planeta terra com outros seres vivos, seja eles quais forem!!

    RESPEITAR TODA FORMA DE VIDA!

    RESPEITAR e PRESERVAR TODOS OS ECOSSISTEMAS, sejam eles: dunas, banhados, oceanos, florestas, campos, manguezais etc... Cada ecosssitema abriga espécies específicas (espécies únicas com suas particularidades) e uma vez sendo destruídos estes ambientes pode-se levar a extinção de muitas formas de vida!


    Precisamos da água, do ar, do solo e de todas as coisas q a natureza GRATUITAMENTE NOS DÁ, mas infelizmente, pelo mínimo, presenciamos este presente sendo destruído e é graças a ele q estamos vivos AGORA! NESTE MOMENTO!!

    AME A NATUREZA, RESPEITE ELA E POR FAVOR, FAÇA A SUA PARTE!

    Não existe nada mais perfeito na terra q a NOSSA NATUREZA!

    ResponderExcluir